Vacinação em cães e gatos
Sabemos que a vacinação tem dois objetivos:
1)Proteger o seu pet contra doenças infecciosas.
2)Proteger as pessoas contra os agentes circulantes dessas doenças.
A vacinação previne o contágio de um animal para o outro, ou mesmo para as pessoa
A vacina pode proteger contra várias doenças. Existem vacinas contra vírus, bactérias e outros parasitas.
Algumas vacinas essenciais (obrigatórias) e opcionais. Sempre será um veterinário é quem irá definir o melhor protocolo de vacinação para o seu pet.
Para que a imunidade seja ideal, várias aplicações são necessárias no primeiro ano de vida. Na vida adulta, deve ser mantida certa regularidade nas aplicações de vacinas, para que a imunidade se mantenha efetiva durante toda a vida do pet.
Todos os cães e gatos devem ser devidamente vacinados, mesmo aqueles que vivem nas grandes cidades, que não saem na rua ou animais idosos.
A vacinação deve sempre ser feita por um médico veterinário, durante a consulta.
Na ocasião, o veterinário irá realizar uma avaliação criteriosa do estado de saúde do seu animal, e detectar possíveis problemas.
Em filhotes de cães e gatos, esta é uma oportunidade de orientar sobre crescimento, comportamento e adestramento, alimentação, controle de parasitas, castração e higiene. Em um pet idoso, a consulta é o momento para realizer exames e fazer um check-up. É, portanto, um momento importante para estabelecer um relacionamento entre o veterinário, o tutor e o pet.